Programa "Norte Conectado" leva internet de alta velocidade a 6 milhões de pessoas
O Ministério das Comunicações divulgou recentemente um levantamento sobre o programa "Norte Conectado", que visa levar internet de alta velocidade a comunidades de difícil acesso no norte do país. De acordo com os dados, pelo menos 6,1 milhões de moradores já contam com internet de alta velocidade por meio de cabos de fibra ótica instalados em leitos dos rios do norte do país.
O que aconteceu
Os cabos de fibra ótica fazem parte da estrutura de "infovias subfluviais", uma tecnologia inovadora que permite levar internet de alta velocidade a áreas de difícil acesso. Atualmente, existem cinco infovias implementadas, que conectam cidades como Macapá, Santarém, Manaus, Belém e Boa Vista. O governo pretende instalar mais quatro infovias, ampliando o público beneficiado para 7,5 milhões de pessoas e chegando a mais 70 comunidades nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou que a implementação dos cabos de fibra ótica nos leitos dos rios evita que haja desmatamento. "Levar infraestrutura digital por meio das infovias é uma decisão que respeita a floresta e as pessoas que vivem em municípios onde a conectividade ainda enfrenta obstáculos", afirmou.
Impacto para a população
A conectividade ajuda a garantir desenvolvimento e cidadania aos moradores da região. O conselheiro Edson Holanda, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), disse que a conectividade é fundamental para o desenvolvimento da região. "O meio ambiente deixou de ser barreira para ser o caminho da integração do nosso país na conectividade verde", disse.
6,1 milhões de pessoas já foram conectadas pelo programa, e o governo pretende aumentar esse número para 7,5 milhões de pessoas. Isso representa uma grande conquista para a região, que historicamente enfrentou desafios de conectividade devido à sua geografia.
O que dizem as autoridades
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou a importância do programa para o desenvolvimento da região. "Cada trecho de fibra, cada ponto conectado e cada sistema está se transformando em benefício concreto para a população", afirmou.
"Levar infraestrutura digital por meio das infovias é uma decisão que respeita a floresta e as pessoas que vivem em municípios onde a conectividade ainda enfrenta obstáculos" - Frederico de Siqueira Filho, ministro das Comunicações
Próximos passos
O governo pretende investir R$ 1,3 bilhão do Novo PAC - Programa de Aceleração do Crescimento para ampliar o programa. Isso inclui a instalação de mais quatro infovias e a conexão de mais 70 comunidades nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
Em resumo, o programa "Norte Conectado" é uma grande conquista para a região, e o governo pretende continuar investindo na conectividade da região. Com a implementação das infovias subfluviais, a região está se tornando mais conectada e desenvolvida, o que é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento da região.
Conclusão
O programa "Norte Conectado" é um exemplo de como a tecnologia pode ser usada para melhorar a vida das pessoas em áreas de difícil acesso. Com a implementação das infovias subfluviais, a região está se tornando mais conectada e desenvolvida, o que é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento da região. O governo pretende continuar investindo na conectividade da região, e é importante que a população se beneficie desses investimentos.